Pesquisadores

Alan Alves Brito

UFRGS

Cursou Bacharelado em Física na UEFS (2002), Mestrado (2004) e Doutorado em Ciências (Astrofísica Estelar) no IAG/USP (2008). Atualmente é Professor Adjunto no IF/UFRGS, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Tem trabalhado em pesquisa em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Autor de artigos, livros de ciências e literatura, educação e divulgação em ciências, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020 e ganhador do prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq (2022) na categoria pesquisador e escritor.

Amaury Augusto de Almeida

USP

Possui graduação em Física (1972), licenciatura em Física (1973), mestrado em Astronomia (1976), doutorado em Astronomia (1988) e livre-docência em Astrofísica (2007) pela USP. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Meio Interestelar, Astrofísica do Sistema Solar e ensino de pós-graduação em Astrofísica Molecular (Astroquímica). Foi Chefe do Departamento de Astronomia da USP (2016-2020) e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Astrobiologia (SBAstrobio), de 2017 a 2021. Atualmente é professor associado do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Carlos Maximiliano Dutra

UNIPAMPA

Possui graduação em Física (1994), mestrado em Física (1997) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou pós-doutorado em Astronomia no Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (2001 a 2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pampa, onde ministra disciplinas na área de Matemática, Estatística e Astronomia. É professor orientador do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde onde desenvolve pesquisa e orientações na área de Ensino de Astronomia, Ensino de Física, Educação Ambiental e Contextualização do Ensino de Ciências em Educação Matemática.

Dario N. Da Silva Neto

UERJ

Possui graduação em Física pela UFF (1996), licenciatura em Física pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2005), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1999), doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2003), pós-doutorado em astronomia pelo Observatório do Valongo da UFRJ (2007). Atualmente é Diretor e professor da UERJ e pesquisador colaborador do Observatório Nacional. Tem experiência em ensino de Física, administração Universitária e na área de Astronomia, com ênfase em Astronomia de Posição e Sistema Solar, atuando em temas como astrometria, quasares, catálogos e sistemas de referência, paralaxe, entre outros.

Denise Rocha Gonçalves

UFRJ

Possui graduação em Física (licenciatura e bacharelado) pela UFPR (1989), mestrado (1993) e doutorado (1997) em Astronomia pela USP. Como pós-doutora e visitante a nível sabático, fez pesquisa em várias instituições: USP; Instituto de Astrofísica de Canarias; University College London; ALMA Group of the National Astronomical Observatory of Japan. Desde 2007, é professora do Observatório do Valongo da UFRJ. É membro da International Astronomical Union. Atua em pesquisa na área de Astronomia, com ênfase em estágios finais da evolução estelar (nebulosas planetárias e estrelas simbióticas), abundâncias químicas nebulares e evolução química de galáxias do Grupo Local, além de em galáxias anãs em geral.

Dinalva Aires de Sales

FURG

Graduada em matemática pela Universidade do Vale do Paraíba (2005), mestrado em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (2007) e doutorado em Física pela UFRGS (2012). Foi NASA Postdoctoral Fellow no Rochester Institute of Technology em 2012/2013. Foi pós-doutoranda da FAPERGS/CAPES na linha de fomento à bolsas Especiais Institucionais: DOCFIX, desenvolvendo o projeto na UFRGS em 2013/2016. Tem experiência na área de AstroBioGeoQuímica, atuando de forma transdisciplinar com as ciências física, química, matemática e computacional, principalmente nos seguintes temas: processamento, modelagem e análise de sinais nas ciências exatas; modelagem de moléculas complexas; núcleo ativo de galáxias; galáxias em interação; espectroscopia e fotometria; sensoriamento remoto aplicado ao meio ambiente. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da FURG, e compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Física do IMEF-FURG.

Eliade Ferreira Lima

UNIPAMPA

Pós-doutorado em Astrofísica Estelar pela UFSM (2015), Doutora em Ciências pela UFRGS (2013), mestre em Física pela UFABC (2009), possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela UESB (2006). Atuou nas áreas de Física de Altas Energias com ênfase em Raios Cósmicos e Campos Magnéticos Extragalácticos e em Astrofísica Estelar, realizando o estudo fotométrico da estrutura e estado dinâmico de aglomerados estelares imersos e abertos. Docente do curso Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - campus Uruguaiana. Atua na divulgação da Astronomia para a comunidade e no apoio à entrada e permanência de meninas nas áreas STEM. Atua também no combate ao assédio sexual no ambiente acadêmico. Criadora e Coordenadora da Feira de Ciências Universidade-Comunidade, integra a equipe do Parent in Science, é membro do Comitê de Apoio Técnico Mulheres na Ciência e da Comissão de Verificação da Autodeclaração de Raça/Etnia da UNIPAMPA. É membro titular da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), da International Astronomical Union (IAU) e membro da Rede Nacional de Educação e Ciências - (RNEC). Tem como principais linhas de pesquisa Astrofísica Estelar e Astropartículas.

José Leonardo Ferreira

UnB

Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Física Nuclear/Plasmas pela USP (1980) e doutorado em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1986). Foi colaborador/consultor da AEB - Agência Espacial Brasileira, membro do conselho superior da FAP DF, membro da SAB - Sociedade Astronômica Brasileira e também do COSPAR - Committee on Space Research. Exerceu o cargo de Assessor/Analista de Projetos dos Programas RHAE e PADCT no MCTI no período de 1992 a 1996. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília atuando como coordenador do Laboratório de Física dos Plasmas e do Observatório Astronômico Didático do IF e também tem atuado na área de divulgação e ensino da área espacial, propondo e ministrando cursos nas áreas de Física dos Plasmas e de Ciência e Tecnologia Espacial. É membro da SBF-Sociedade Brasileira de Física, SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da AAB- Associação Aeroespacial Brasileira e tem experiência na área de Física e Tecnologia de Plasmas com ênfase na Simulação de Plasmas Espaciais em Laboratório.

Marcelle Soares-Santos

USP

Possui graduação em Física pela UFES (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Astronomia pela USP. Ainda em 2010, iniciou um estágio de pós-doutorado no Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), em Chicago, nos Estados Unidos, participando do projeto Dark Energy Survey (DES), e posteriormente promovida a pesquisadora efetiva. Em 2017, liderou uma das equipes que registrou, pela primeira vez na história, a colisão de duas estrelas de nêutrons. Em 2019, recebeu o prêmio Sloan Research Fellowship, um reconhecimento da Fundação Alfred P. Sloan por seu trabalho. Atualmente, é professora e pesquisadora na Universidade de Zurich, na Suíça. Sua pesquisa se concentra em ondas gravitacionais, energia escura e aglomerados de galáxias.

Rita de Cássia dos Anjos

UFPR

Possui graduação em Física Biológica pela UNESP (2007) e mestrado (2009) e doutorado (2014) em Física pela USP São Carlos. Desde agosto de 2014 é professora doutora da UFPR no Setor Palotina. Trabalha com raios cósmicos de energias até 100EeV (Observatório Pierre Auger) e energias entre 10GeV e 100TeV (Cherenkov Telescope Array - CTA). Tem experiência na área de astropartículas, com ênfase na propagação de raios cósmicos, aceleração e interações de partículas cósmicas e fontes de partículas multimensageiras: supernovas, Galáxias Starburst e rádio, AGNs e objetos compactos. Em 2020 foi vencedora do prêmio Programa para Mulheres na Ciência, promovido pela LOreal Brasil, Unesco Brasil e Academia Brasileira de Ciências.